Bem-Vindos

"BEM-VINDOS"

Ano Paulino


Carta de Paulo

Eu, Paulo, nasci em Tarso na Cecília no ano 8, cerca de dez anos depois do nascimento de Jesus. Nessa época, Tarso era uma cidade grega que fazia parte do Império Romano. A minha família era judia e o meu pai era comerciante, ele tinha comprado o direito de ser cidadão romano porque o pôde fazer e havia vantagens nisso para a nossa família. Chamam-me Paulo quando estou com os gregos e Saulo quando estou com os judeus. O meu pai fabricava tendas.
Eu sabia falar aramaico, a língua dos judeus nessa época, e o grego.
Quando eu tinha treze anos os meus pais deixaram-me partir para Jerusalém para ser educado por Gamaliel segundo as mais rígidas normas do judaísmo, adquiri um grande zelo pela Lei de Moisés.
Depois de eu me ter formado vi no movimento que se inspirava em Jesus de Nazaré um risco, uma ameaça para a identidade judaica, e para a religião dos meus pais.
Eu não tinha mais nada a fazer do que ir contra este movimento. Utilizei toda a minha energia para que este movimento desaparecesse.
Quando eu ia determinado com alguns companheiros a caminho de Damasco para prender os cristãos, envolveu- me uma luz e eu ouvi uma voz

“Saulo,Saulo, porque me persegues”?
“Eu respondi: Quem és tu Senhor?
«Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te e entra na cidade e alguém te dirá o que deves fazer.»
Era por volta do meio-dia, caí no chão como se as pernas me tivessem faltado e perdi a vista. Eu não via mais nada,
Pedi que me levassem a Damasco, fechei-me num lugar sozinho… E aquela voz «Eu Sou Jesus a quem tu persegues…» Revirava toda a minha vida.

Três dias mais tarde, Ananias, veio ter comigo, pôs as mãos sobre os meus ombros e disse-me: «Saulo, foi Jesus que te apareceu no caminho de Damasco. Agora recebe o Espírito Santo para que recuperes a vista.» Eu recuperei a vista, pedi para ser baptizado e retomei as forças. Foi assim que começou a grande aventura da minha vida com Jesus. Eu tinha de O anunciar até aos confins da terra!...

2 comentários:

Anónimo disse...

Paulo foi um dos mais notáveis apostolos de Cristo. Considerado também como o apóstolo dos gentios (não judeus).

Segundo muitos autores, foi devido a ele que a nova seita do cristianismo" se emancipou como religião universal.

Anónimo disse...

Estou espantado que o comentário que achei por bem escrever hà dias sobre o apóstolo S. Paulo não tenha sido aprovado.

Lamentável !

Fernando Gonçalves