Bem-Vindos

"BEM-VINDOS"

ADVENTO




Advento é tempo de espera, tempo de expectativa, vamos preparar-nos para a Festa de Natal, vai chegar o Menino Jesus. A nossa Paróquia em clima de festa preparou algo diferente, algo que marque. Temos a nossa Igreja Matriz mais adornada com a Coroa do Advento e uma mão que representa a Mão que nos acolhe, a Mão de Jesus.




COROA DO ADVENTO
Todos os Sábados, na Eucaristia da Catequese acende-se uma vela na COROA DO ADVENTO. No último Sábado, dia 19 de Dezembro, estarão quatro velas acesas, representando as quatro semanas do Advento.





MÃO DO ADVENTO

O dedo polegar desta mão representa o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal. Os outros quatro dedos representam os quatro Domingos do Advento. No início da Eucaristia é colocada uma fita no pulso e uma frase num dos dedos da mão que serve de tema de reflexão. É também distribuída e colocada uma fita/pulseira (da mesma cor da da mão) no pulso de todas as crianças e jovens, presentes na Eucaristia. Quem não faltar à Missa terá, no fim do Advento, 5 pulseirinhas de cores diferentes.




NOSSA SENHORA
No dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, na Eucaristia da Catequese (Missa vespertina) também não podia faltar a pulseira tanto para a mão de Jesus como para as crianças.
A maternidade divina de Maria é base e origem da sua Imaculada Conceição e desde os primeiros séculos depois de Cristo, os cristãos acreditaram na preservação de Maria do pecado original, assim para acentuar a pureza de Nª. Senhora a cor escolhida para as pulseiras foi a branca.
Recordamos que Nossa Senhora da Conceição foi considerada Padroeira de Portugal, a partir do reinado de D. João IV.

Sem comentários: